Gente, os algoritmos invadiram a nossa vida na WEB. Também o
que seria de nós sem eles?
Espera aí! Cuidado com a empolgação.
O algoritmo é um bem cultural da humanidade. Com eles
organizamos quase tudo na WEB. Pense aí: scripts e extensões de páginas WEB, macros
em programas de planilhas, apresentação, processamento de textos e banco de
dados e por aí vai.
Eles ajudam os homens a na organização da vida, ajudam os
programadores na criação de aplicativos maravilhosos, ajudam os desenhistas de
páginas a criar procedimentos facilitadores de usabilidade dos aplicativos.
Realmente não dá para ficar sem eles.
Mas, como toda ferramenta criada pela humanidade, eles podem
ser construídos para levar vantagens sobre as nossas intenções. Quer exemplos:
que dizer desses robôs que nos perseguem, oferecendo produtos o tempo todo, só
por que clicamos em uma página por curiosidade?
Pense também os milhares de robôs que estão sendo criados
para nos direcionar a determinadas tendências político-partidárias, fazendo do
cidadão um fantoche das circunstâncias?
Pois é!
Que nós educadores temos com isso?
Olha, não podemos ficar alheios a esta situação criada pelos
algoritmos e precisamos nos reeducar para entender melhor as estratégias
computacionais que tanto interferem no nosso dia a dia.
- E eu preciso aprender a manipular algoritmos? – Para que
eu vou aprender a fazer macros? Estas seriam boas perguntas que um professor
faria. Não é bem que o professor se tornará um programador avançado: analista
de sistema é analista de sistema. Mas é necessário saber os fundamentos desta
área de conhecimento para poder melhor utilizar essa tecnologia em benefício da
aprendizagem.
Se você quiser criar uma atividade na WEB, provavelmente terá
de saber como conversar com os programadores sobre o que deseja como solução
educacional.
Nas atividades cotidiana, terá de saber identificar se uma
notícia em uma mídia social é oriunda de um ser humano ou é automatizada por um
robô. São coisas da vida.
Os exemplos são variados. Nós educadores precisamos ser multidisciplinares
e transdisciplinares. Quem sinaliza se precisamos aprender uma disciplina nova
para ajudar no nosso trabalho é o contexto. É o objeto de aprendizagem.
Fiquemos
atentos e até a próxima!
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