27/05/2019

Os algoritmos invadiram a vida cotidiana

Imagem Algoritmos


Gente, os algoritmos invadiram a nossa vida na WEB. Também o que seria de nós sem eles?

Espera aí! Cuidado com a empolgação.

O algoritmo é um bem cultural da humanidade. Com eles organizamos quase tudo na WEB. Pense aí: scripts e extensões de páginas WEB, macros em programas de planilhas, apresentação, processamento de textos e banco de dados e por aí vai.
Eles ajudam os homens a na organização da vida, ajudam os programadores na criação de aplicativos maravilhosos, ajudam os desenhistas de páginas a criar procedimentos facilitadores de usabilidade dos aplicativos. Realmente não dá para ficar sem eles.
Mas, como toda ferramenta criada pela humanidade, eles podem ser construídos para levar vantagens sobre as nossas intenções. Quer exemplos: que dizer desses robôs que nos perseguem, oferecendo produtos o tempo todo, só por que clicamos em uma página por curiosidade?
Pense também os milhares de robôs que estão sendo criados para nos direcionar a determinadas tendências político-partidárias, fazendo do cidadão um fantoche das circunstâncias?
Pois é!
Que nós educadores temos com isso?
Olha, não podemos ficar alheios a esta situação criada pelos algoritmos e precisamos nos reeducar para entender melhor as estratégias computacionais que tanto interferem no nosso dia a dia.
- E eu preciso aprender a manipular algoritmos? – Para que eu vou aprender a fazer macros? Estas seriam boas perguntas que um professor faria. Não é bem que o professor se tornará um programador avançado: analista de sistema é analista de sistema. Mas é necessário saber os fundamentos desta área de conhecimento para poder melhor utilizar essa tecnologia em benefício da aprendizagem.
Se você quiser criar uma atividade na WEB, provavelmente terá de saber como conversar com os programadores sobre o que deseja como solução educacional.
Nas atividades cotidiana, terá de saber identificar se uma notícia em uma mídia social é oriunda de um ser humano ou é automatizada por um robô. São coisas da vida.

Os exemplos são variados. Nós educadores precisamos ser multidisciplinares e transdisciplinares. Quem sinaliza se precisamos aprender uma disciplina nova para ajudar no nosso trabalho é o contexto. É o objeto de aprendizagem. 

Fiquemos atentos e até a próxima!