20/05/2019

Professores navegantes – viagem ao mundo das nuvens

Imagem Educação nas nuvens



Quem ainda não passou a situação de levar o material didático em um pendrive para atividade em sala de aula e, de repente, viu-se impossibilitado de usar o tal material por algum problema de incompatibilidade tecnológica?

Isto já aconteceu com muita gente; e precisamos estar atentos.

O bom é que a gente armazene nossos arquivos eletrônicos em mídias diversas, pois algum problema técnico pode ocorrer.
Portanto grave os dados em um pendrive, no seu notebook (se tiver) e no smartphone também.

a gente ainda tem uma quarta possibilidade que é gravar nossas informações nas nuvens. E há diversos disponíveis na Rede.

Talvez você fique com receio por deixar suas informações nas mãos de terceiros, mas é um risco que temos de passar. Para seus arquivos ficarem mais seguros sugerimos que você crie uma boa senha de acesso, que seja fácil de você lembrar e que torne bem difícil o acesso de uma outra pessoa.

Você também não precisa ter todas as suas informações na Net; basta deixar os arquivos de uso mais corriqueiros, aqueles que são imprescindíveis para você não passar vexame, rs.

As vantagens de usar as nuvens é que você trabalhará com mais comodidade e, desde que você tenha um bom serviço de banda larga, excelente mobilidade.

Algumas plataformas de arquivamento em nuvens permitem que você utilize aplicativos básicos de escritórios. Vamos conhecer algumas dessas plataformas?

Você nas nuvens


Imagem Símbolo do iCloud

Este serviço é indicado para quem usa os aplicativos da Apple. Além de armazenar os dados na plataforma, você poderá utilizar aplicativos como iBooks, Page, Number e Keynote. As atividades de manipulação de fotografias são muito boas.

Imagem símbolo do DropBox


Dropbox

O Dropbox é uma das mais antigas iniciativas de gerenciamento de arquivos na internet; é bom, prático e fácil de usar. Com ele você não fica preso às plataformas office dos fabricantes.

Imagem símbolo do Ondrive


O OneDrive é a plataforma da Microsoft. Com ele você, caso tenha licença para uso do MS Office, trabalhará com muita produtividade, usando Excel, Word e PowerPoint. Além disto é possível usar o OneNote, aplicativo de gerenciamento de notas.

Imagem símbolo do Google Drive


Drive

O Drive pertence à Google; assim como o iCloud e o OneDrive, o usuário dispõe de soluções de escritórios bem organizadas como Documentos, Planilhas, Apresentações, Keep (app de notas), Formulário, Desenho e Agenda, além de outras soluções como Fotos e Google Sala de Aula.
Qual a melhor solução? Você poderia perguntar. A escolha depende do tipo de trabalho que o educador realiza, do perfil que este tem e do grau de proximidade com a interface gráfica do fabricante. Em outras palavras: pesquise, pesquise, pesquise...
Alguns educadores acabam por combinar mais de uma plataforma no trabalho do dia a dia e armazenam os dados de acordo com interesses específicos.
Você ainda pode compartilhar os seus arquivos, segmentando os acessos por grupos específicos de usuários.
Comece a trabalhar nas nuvens e você se sentirá um professor avançado no uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC).