O aprimoramento de competências é uma dimensão óbvia na
formação de qualquer educador. Já fizemos aqui uma pequena discussão a respeito
das competências essenciais do educador corporativo, mas é necessário voltar ao
assunto, abordando os aspectos do relacionamento do educador com as técnicas
que surgem cotidianamente.
São muitas as invenções no âmbito das tecnologias da
informação e comunicação (TIC) que surgem neste início de milênio. Quando o
educador imagina que está atualizado, aparecem novas soluções tecnológicas,
exigindo permanente estado de alerta sobre como lidar com tamanha novidade.
Se se pensar no que seria importante para o educador aprender
no campo das tecnologias, a lista de itens de aprendizagem seria imensa. Talvez
seja necessário o educador fazer a si próprio perguntas como: esta tecnologia
interessa para a educação? Que influências esta tecnologia trará para os
ambientes de ensino-aprendizagem? Ou como estas tecnologias estão impactando na
vida cotidiana das pessoas?
Você poderá criar mais questionamentos sobre seu processo de
aprendizagem em relação às técnicas que vão surgindo. Lembre-se: o
desenvolvimento educacional é sempre um estado permanente de reflexão sobre a
vida profissional.
Para efeito deste artigo, vamos tratar de cinco dimensões essenciais
em tecnologias que são necessárias o educador aprender.
Vamos lá?
A primeira dimensão é da Internet
das Coisas (IOT). Hoje dispositivos pensantes estão em todo lugar e
tempo: é o GPS acoplado no rádio do carro, a caixa de som que serve como nossa agenda
ou mesmo um microchip instalado no nosso corpo para prover informações que
poderão servir para melhorar nossa saúde.
A IOT não atua sozinha. Junto com ela vem uma verdadeira
avalanche de soluções sofisticadas que se aproximam do que chamaríamos de
inteligência humana inclutada dentro de máquinas: a Inteligência
Artificial (IA).
Provavelmente em nosso celular, há uma aplicação que
transforma em voz textos que a gente escreve, há outras que traduzem textos em
linha cruzadas para diversos idiomas. Há aplicativos que conversam com a gente,
e não percebemos que estamos traçando um diálogo com uma máquina. Os exemplos
são numerosos.
Acha muito impactante haver essas soluções em IOT e IA? Pois
é, por traz dessas duas invenções humanas, há uma mais antiga, que são os algoritmos. É esta solução, que já existe há muito
tempo, que comanda e organiza os procedimentos das IA e está incorporada nos
dispositivos da IOT.
Parece receita de bolo: junte-se uma pitada de IOT em um
dispositivo de IA, construído sob um conjunto de algoritmos bem elaborado e é
possível provocar na sociedade uma vida de alta conexão. As pessoas hoje, as
que têm acesso à Internet, vivem com o celular na mão, imergem em jogos
eletrônicos, buscam carros cheios de hardwares e softwares que não a deixem
distante do mundo da cultura digital. É a tal da Hiperconectividade.
Pensa que acabou? A centrtalidade de repositório informações
não está mais na cabeça do educador. Hoje existe Big
Data, grandes quantidades de dados podem ser armazenados em máquinas
superpoderosas, que organizam e direcionam muito da construção do conhecimento
no mundo. Precisamos estar atentos. E fortes!
E o educador vai ficar longe de tudo isto que está acontecendo?
Vai ficar em salas de aula com quadro branco promovendo aula expositivas o
tempo todo?
Precisamos pensar sobre isto, pois ainda há educador que
acha que é bom se apropriar de tecnologia por meio de procuração: “Ora quando
preciso de alguma coisa de tecnologia, é só falar com o técnico da escola” ou “Não
preciso aprender tecnologia. Já existem os programadores!”.
É claro que o educador não precisa ser um experto em TIC,
mas quando essas tecnologias entram na sala de aula, o professor precisa repensar
o assunto, pois os aparatos tecnológicos possuem uma potencialidade ambígua: ao
mesmo tempo em que eles podem ajudar na promoção do homem, eles também podem
ser usados para submeter esse mesmo homem a um processo, de difícil volta, de
alienação.
Sendo assim a melhor forma de lidar com as TIC é
compreendê-las bem e ter proficiência nos diversos usos que interessem à
educação.
Este assunto ainda não vai terminar aqui. Temos muito o que
conversar sobre este intrincado relacionamento homem x técnicas.