15/10/2019

Um panorama da formação dos educadores em TIC


Imagem Um panorama da educação dos educadores



Um dos pilares de discussão aqui no E-Praxe é o da educação dos educadores corporativos. Os educadores corporativos são profissionais que se desenvolvem nas práticas cotidianas; muitos não tiveram oportunidade de passar por um processo de formação em sala de aula.

Há educadores corporativos que aprenderam a ensinar com as experiências em atividades de apresentação e são muito proficientes em práticas expositivas, mas têm dificuldades em encaminhar atividades dialógicas.

Mesmo com o aparecimento das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), que estão inseridas no dia a dia das pessoas, às vezes esses novos aparatos são utilizados de maneira deficiente nas práticas didáticas dentro das corporações, principalmente quando a gente valoriza mais o aparato tecnológico em vez da prática pedagógica em si.

Por falar em tecnologias, o Comitê Gestor de Internet do Brasil (CGI.BR) lançou A TIC Educação 2017 - Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras com dados interessantes para a gente analisar.

Se você está interessado em saber mais informações sobre a interlocução entre educação brasileira e tecnologias da informação e comunicação, baixe o relatório completo (vide link abaixo), pois além das tabelas com os dados apurados, há artigos que te ajudarão a compreender melhor o assunto.

O E-Praxe selecionou alguns dados sobre as práticas cotidianas do educador brasileiro. Nas próximas linhas você terá um panorama das práticas cotidianas dos professores brasileiros quando da utilização das TIC e internet.


Imagem 1 - Pesquisa TIC Educação - Fonte: CGI.BR


Imagem 2 - Pesquisa TIC Educação - Fonte: CGI.BR

Imagem 3 - Pesquisa TIC Educação - Fonte: CGI.BR

Nas informações acima, o leitor pode observar que o nível de usos de TIC e internet ainda é baixo; em geral menos de 50%. Precisamos estar atentos a esse fator, pois falamos tanto em tecnologia, navegamos na internet, mas as práticas de sala de aula ainda não revelam essa fluência. É claro que há outros fatores socioculturais que afetam as interações entre os educadores e as novas tecnologias, mas não podemos esquecer da necessidade de realizarmos aproximações entre o que está acontecendo na realidade dos alunos e as dinâmicas da sala de aula.


E você, internauta? Como está o seu processo de formação nos usos de TIC e internet? Converse com seus colegas de empresa, fale com o seu superior imediato, torne a formação dos educadores corporativos a pauta do dia na empresa e  

Até a próxima!