Adaptação da Capa da revista Comunicação e Educação |
O século XX foi atravessado pelo surgimento de variados
meios de comunicação de massa, como o rádio, a televisão e o cinema, que
mexeram com o mundo do compartilhamento das informações.
A característica comum desses meios era eles serem de
caráter unidirecional, ou seja, a via de transmissão era de um emissor para um
receptor. E isto sem volta.
Assim os meios de comunicação de massa foram mais utilizados
nos ambientes educacionais para servir a uma pedagogia da expressão, concebida
sob a conjuntura de um agente que fala, escreve e gesticula, enquanto um outro,
paciente, observa.
A popularização da Internet no final do século XX e início
do século XXI trouxe o alento de uma possível comunicação bidirecional: seres
que interatuam revezando o tempo em falas, escritas, audições e leituras e
gesticulações.
Agora os homens podem sonhar em educar-se mediados por novas
tecnologias da informação e comunicação.
Olha, gente, isto é uma possibilidade. Um sonho, uma vez que
a Internet pode ser utilizada de maneira unidirecional, suprimindo nos homens o
direito do situar-se no mundo, ao mesmo tempo que pode ser estruturada para a
participação e autoria abertas a todos.
A possibilidade de transformação desse novo meio de
comunicação de massa chamado internet em um ambiente de exercício da
comunicação dialógica é um desafio para os educadores deste início de era.
Mas não fiquemos tão desesperados assim diante desse desafio
de educar e educar-se no mundo WEB, professor.
Publicações como a revista Comunicação e Educação nos dão sinal de esperança de aprender a articular a educação e a comunicação
para promover aprendizagens mais horizontais e participativas.
A revista existe de 1994, trazendo informações relevantes
aos cidadãos que desejam saber mais sobre a Educomunicação.
O periódico é semestral. No site da USP, o internauta
encontra um acervo com vários números da revista, com temas da Educomunicação
sendo discutidos por profissionais das diversas áreas das ciências humanas.
A Comunicação e Educação é estruturada com um conjunto de
artigos nacionais, na primeira parte, seguido, geralmente, por um artigo
internacional e uma entrevista.
Ainda há uma área com uma resenha de alguma obra do campo da
educação/comunicação e outra com um trabalho de arte literária.
No final há textos que discutem possíveis atividades de sala
de aula com base nos assuntos discutidos na revista. Genial!
Na edição do segundo semestre de 2018, leitor encontrará
assuntos relacionados à interlocução entre comunicação e educação nos âmbitos da
arte, do design thinking e da pedagogia em dispositivos móveis.
A revista, apesar de se ser do acadêmico, tem como cuidado
trabalhar os textos em linguagem acessível, tanto aos meios universitários,
quanto aos ambientes de fora da universidade.
Educadores corporativos, educadores populares, assistentes
sociais e todo e qualquer profissional que deseje aprender sobre educação com e
para os meios de comunicação de massa, vão ter muito proveito na empreitada.
Que você está esperando?