Coisa gostosa é cinema. Sala escura, pipoca saborosa, aquele
refrigerante...
Mas nem sempre é assim que o cinema é visto na sala de aula.
Geralmente filmes ou documentários são utilizados para os educandos
realizarem em tarefa em que haverá avaliação sobre o conteúdo da película.
Outras vezes o filme é fruto de escolhas dos educadores, o
que deixa os alunos sem a possibilidade de serem protagonistas nas sugestões de
boas películas.
Resultado: o que era para ser um encontro prazeroso,
torna-se um martírio para a galera.
Precisamos buscar a participação dos alunos nas escolhas de
filmes que tenham que ver com o que está sendo estudado; precisamos também
fazer análise cinematográficas sem necessariamente exigir contrapartidas
avaliatórias dos aprendizes, para que a sétima arte seja tão bem curtida em
sala de aula quanto o é nas salas de cinema.
Além dos percalços acima, há outras situações que precisam
ser trabalhadas pelo educador quando for analisar filmes ou documentários.
Primeiro precisamos passar pela linha do entendimento.
Explica-se: às vezes, após terminada a sessão, o educador inicia a discussão
interpretativa da obra sem avaliar o nível de compreensão da narrativa.
É quando as pessoas começam a opinar sobre o filme sobre
bases de compreensão difusas, o que pode gerar contratempos, antagonismos ou
polêmicas sem necessidade.
Observe: primeiro a gente analisa o que está contido no
filme: o visível, o que é comum a todos, aquilo que é lógico e coerente. Depois
vem a fase da construção de sentidos, em que o grupo vai opinar sobre o que foi
visto com base no compreendido.
A interpretação é atribuição de valor. Como podemos opinar
sobre algo que não entendemos?
Muitas sessões cinematográficas didáticas perdem o sabor
quando o filme/documentário é discutido sobre bases mal compreendidas.
Outro fator interessante é utilizar o filme desalinhado aos
objetivos de aprendizagem. A gente não leva filme para entreter as pessoas. A
gente leva o filme para promover aprendizagem. A diversão é uma consequência,
não, um objetivo.
Então, nada de diversão por diversão ou filmes de nosso
interesse pessoal que não tem que ver com o que se está ensinando.
E aí? Vá atrás de filmes que deem suporte para a boa
aprendizagem. Ouça a galera discente. Os educandos agradecem.
Até a próxima!
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