10/06/2019

Precisamos conversar sobre cinema e educação

Imagem Precisamos conversar sobre cinema e educação

Coisa gostosa é cinema. Sala escura, pipoca saborosa, aquele refrigerante...

Mas nem sempre é assim que o cinema é visto na sala de aula.

Geralmente filmes ou documentários são utilizados para os educandos realizarem em tarefa em que haverá avaliação sobre o conteúdo da película.

Outras vezes o filme é fruto de escolhas dos educadores, o que deixa os alunos sem a possibilidade de serem protagonistas nas sugestões de boas películas.
Resultado: o que era para ser um encontro prazeroso, torna-se um martírio para a galera.

Precisamos buscar a participação dos alunos nas escolhas de filmes que tenham que ver com o que está sendo estudado; precisamos também fazer análise cinematográficas sem necessariamente exigir contrapartidas avaliatórias dos aprendizes, para que a sétima arte seja tão bem curtida em sala de aula quanto o é nas salas de cinema.

Além dos percalços acima, há outras situações que precisam ser trabalhadas pelo educador quando for analisar filmes ou documentários.

Primeiro precisamos passar pela linha do entendimento. Explica-se: às vezes, após terminada a sessão, o educador inicia a discussão interpretativa da obra sem avaliar o nível de compreensão da narrativa.

É quando as pessoas começam a opinar sobre o filme sobre bases de compreensão difusas, o que pode gerar contratempos, antagonismos ou polêmicas sem necessidade.

Observe: primeiro a gente analisa o que está contido no filme: o visível, o que é comum a todos, aquilo que é lógico e coerente. Depois vem a fase da construção de sentidos, em que o grupo vai opinar sobre o que foi visto com base no compreendido.

A interpretação é atribuição de valor. Como podemos opinar sobre algo que não entendemos?

Muitas sessões cinematográficas didáticas perdem o sabor quando o filme/documentário é discutido sobre bases mal compreendidas.

Outro fator interessante é utilizar o filme desalinhado aos objetivos de aprendizagem. A gente não leva filme para entreter as pessoas. A gente leva o filme para promover aprendizagem. A diversão é uma consequência, não, um objetivo.

Então, nada de diversão por diversão ou filmes de nosso interesse pessoal que não tem que ver com o que se está ensinando.

E aí? Vá atrás de filmes que deem suporte para a boa aprendizagem. Ouça a galera discente. Os educandos agradecem.

Até a próxima!





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