13/05/2019

Os encantos de formar grupos de trabalho na WEB

Grupos corporativos na WEB


O mundo WEB cria possibilidades interessantes de convivência digital. A gente agora pode formar grupos de específicos para trocar ideias na internet. Que bom!


Esta tendência invadiu o mundo do trabalho e cada vez mais as empresas têm incentivado o compartilhamento de informações corporativas na WEB.


Mas a gente precisa ficar atento a algumas situações


Primeiro lembrar que, com a formação de grupos de trabalho na internet, os requisitos de segurança passam a não ser mais de domínio da empresa e pertencem às instituições provedoras de plataformas de mídias digitais, como WhatsApp, Facebook, etc.


Assim a gestão segurança da informação passa a ser limitada, pois os dados postados nos grupos são, na verdade, gerenciados por um terceiro.


Outra situação diz respeito às questões de ordem trabalhista. A empresa quer arriscar a ser autuada por solicitar serviço do empregado fora do horário estabelecido no contrato de trabalho?


A partir do momento em que postamos informações corporativas em grupos corporativos formados nas mídias sociais, é como se tais conteúdos ficassem públicos, livres para outras pessoas olharem.


E ainda a empresa não tem garantia se o provedor de serviços não vai utilizar as informações circuladas nos grupos para vender a outras empresas. Fique atento!


Isto aqui escrito é fruto de questões óbvias, que permeiam a circulação de informações na internet, mas que muitas instituições não refletem a respeito.


Mas as empresas vão deixar de aproveitar a oportunidade de criar novas dinâmicas relacionais entre os funcionários por causa destas questões?


É claro que não!


O que as empresas precisam fazer é adotar um sistema de gerenciamento de segurança adequado às mediações sociais que acontecem na WEB.


E este negócio de segurança certamente é motivo para uma nova postagem


Até a próxima!