Boa parte dos profissionais possuem uma caixa de ferramentas
para as atividades do dia a dia.
O carpinteiro precisa de serrote, prego e martelo; o
pedreiro precisa de colher de pedreiro, fita de medição e lápis; o eletricista
precisa de chave de fenda, fita colante para fios e alicate; o advogado precisa
do acervo eletrônico e impresso dos diversos documentos legais. A lista aqui
seria infinita.
O professor também precisa ter a própria caixa de ferramentas
para fazer face à labuta do dia a dia.
Uma caixa de ferramentas para professores ficaria muito
cheia, pois muitos instrumentos existentes no mundo podem se transformar em
recursos educacionais.
O E-Praxe fez uma lista para você montar sua caixa básica de
ferramentas. Esta caixa é de instrumentos tecnológicos de uso cotidiano, que a
gente acaba esquecendo que podem ser excelentes recursos educacionais.
Vamos Lá?
·
Caixa de
som – para trabalhos didáticos com música, teatro, jogral e tudo que
envolver transmissão de fala dos participantes da mediação pedagógica este
recurso será bem-vindo. Uma boa pedida são as caixas com recurso bluetooth, que são encontradas com
facilidade no mercado. Se possível opte pelas caixas que possuem conectores
para dispositivos que ainda não têm rede sem fio e são acionados por meio de
cabos, pois nunca se sabe em que ambiente você terá de atuar.
·
Mouse sem
fio – este recurso é ótimo para dar mobilidade ao educador, que poderá
realizar aulas dialogadas junto dos educandos, sem precisar toda hora ir à mesa
do desktop da sala de aula para acionamento do computador.
·
Apontador
eletrônico – dispositivo muito utilizado pelos apresentadores, agora é de
uso corrente dos profissionais de educação. Alguns destes equipamentos
funcionam como um mouse sem fio (um mouse desajeitado por sinal) e dão
possibilidade de acionar vídeos e músicas do computador a distância.
·
Teclado
sem fio – acha extravagante ter um? Não há coisa melhor do que manipular o
computador a distância, no meio da turma, sem precisar criar aqueles movimentos
distraidores de ir e voltar ao desktop para utilizar o recurso educacional.
·
Tablet –
com o advento dos smartphones, o tablet tem sido deixado para trás, mas
facilita o trabalho do educador, pois com ele é possível fazer leituras
dirigidas em sala de aula e consultar um site ao mesmo tempo. A depender da
marca e do sistema operacional, o educador ainda poderá fazer espelhamento da
tela do tablet para o computador ou utilizar o tablet como um dispositivo
múltiplo de manipulação do desktop por meio da utilização de recursos de mouse,
teclado e apresentador eletrônico.
·
Smartphone
– este equipamento tem despontado como recurso educacional muito útil em
sala de aula. Nele o professor pode realizar conversação on-line com o grupo, mandar mensagens instantâneas, fazer troca de
e-mails, visualizar vídeos na internet. As possibilidades são múltiplas. Leve
este pequeno-poderoso para a sala de aula. Alguns profissionais optam por celulares
de telas maiores para que estes façam as vezes do tablet.
Vamos parar por aqui?
Existem bem mais recursos tecnológicos que a gente pode
transformar em recursos educacionais. Para isto precisamos ter domínio na
utilização da ferramenta, conhecer bem dos fundamentos de didática e estar
disponível para arriscar-se no mundo das novas tecnologias da informação e
comunicação, transformando as os diversos artefatos existentes em soluções
criativas para a promoção da aprendizagem organizacional.
Lembre-se: enquanto não for utilizado para a promoção da
aprendizagem, recursos tecnológicos são só recursos tecnológicos. Cabe a você
ousar, criar, avaliar e usar.
Até a próxima!