A infografia é uma
representação simbólica que articula o uso de imagens e textos para estabelecer
comunicação, tanto em meios físicos quanto em digitais.
Esta é uma técnica antiga, pois o homem sempre procurou estabelecer comunicação por multimeios: gestos, imagens e textos.
Mas foi no início do
século XXI que se acentuou o uso da infografia. Com o advento da Internet muita
gente tem buscado estabelecer comunicação mais ágil com os interlocutores por meio da articulação de elementos textuais e gráficos.
Nos anos 2000, os jornais
impressos, para fazer face à ascensão da TV e outros meios de
comunicação, buscaram na produção de infográficos uma saída para atrair mais
leitores.
Por outro lado a Internet trouxe a possibilidade de existência de diversos tipos de aplicações que combinam de forma rápida e eficiente usos de gráficos, sons e textos em mensagens que trazem alto impacto na comunicação atual.
Por outro lado a Internet trouxe a possibilidade de existência de diversos tipos de aplicações que combinam de forma rápida e eficiente usos de gráficos, sons e textos em mensagens que trazem alto impacto na comunicação atual.
Hoje os livros
didáticos já utilizam muito desse procedimento de trabalho, mas há necessidade
de os professores se apropriarem deste instrumento e criarem soluções
educacionais personalizadas próprias para uso em sala de aula.
Mas o educador precisa ser um infografista
profissional?
Claro que não. Se
for para uso nas atividades didáticas do dia a dia a própria criação de
infográficos será bem-vinda. Caso haja necessidade de produzir material
didático mais sofisticado, o aconselhável é procurar um profissional mais
habilitado.
Como faço para aprender a construir infográficos?
Ainda existem
revistas impressas no mercado que utilizam muito a infografia. Adquira a sua
revista preferida e veja como as peças são construídas. Outra maneira é
explorar o acervo de infográficos existentes na WEB. Os bons sites sempre
produzem algum tipo de infográfico para facilitar a comunicação com o
internauta.
Também há mídias
sociais em que os internautas produzem muita coisa com base na infografia. O
SlideShare e o Pinterest são os mais indicados para quem deseja aprender mais.
Para ajudar o
educador, o E-Praxe fez um levantamento de informações bem básicas sobre design
para você usar os princípios da infografia nas suas mídias educacionais de
agora em diante.
Os fundamentos de
design trazidos neste texto foram baseados nas obras dos autores abaixo:
- Slide:ology, de Nancy Duarte
- Design para quem não é design, de Robin Williams
- Infografia - história e projeto, Ary Moraes
- Desenhando negócios, Dan Roam
Lembre-se que uma
prática de qualidade exige uma boa base teórica.
Vamos aos fundamentos
Primeiro, devemos
usar o infográfico de acordo com o conteúdo o qual vamos trabalhar
- Se o assunto são pessoas e grupos, use um retrato
- Se o assunto se refere a quantidade, use uma tabela
- Se o assunto se refere a lugar, use um mapa
- Se o assunto se refere a tempo, use uma linha de tempo
- Se o assunto se refere a um fluxo ou processo, use um fluxograma
- Se o assunto é para se descobrir o por quê de algo, use um gráfico
Quanto à disposição
dos elementos na área do infográfico, use os princípios do design:
- Contraste - evite que os elementos da página sejam apenas semelhantes; crie uma variedade visual na tela
- Repetição - administre a técnica da repetição de forma coerente e coesa; assim, abuse de cores, espessuras de linhas, fontes, tamanhos espaços...
- Alinhamento - crie uma conexão entre os elementos para que seu infográfico tenha um visual limpo, claro, leve e comunicativo
- Proximidade - agrupe de forma coerente os diversos elementos da página, para que as informações apareçam organizadas para o leitor
Duas formas de produzir infográficos
Você pode fazer um infográfico de suporte em que haverá necessidade de
você fornecer explicações complementares sobre o conteúdo. Este tipo de peça é
utilizado em situações que a dinâmica didática é realizada em sala de aula, nas
interações face a face ou em conversações on-line.
Nos casos de você
distribuir o material para as pessoas lerem depois, o bom é utilizar o infográfico autoexplicativo, aquele em que a mensagem
não depende da presença de quem o criou para ser compreendida pelo leitor.
Com estes
fundamentos, agora é hora de criar os infográficos, combinando textos,
desenhos, vídeos, animações, fotografias. O limite está em suas mãos.
Ah, não esqueça de
estudar sempre, pedir ajudar aos colegas de trabalho e colher as impressões dos
educandos sobre o infográfico feito.
Até a próxima!