11/02/2019

Infografia como recurso de aprendizagem




A infografia é uma representação simbólica que articula o uso de imagens e textos para estabelecer comunicação, tanto em meios físicos quanto em digitais.

Esta é uma técnica antiga, pois o homem sempre procurou estabelecer comunicação por multimeios: gestos, imagens e textos.

Mas foi no início do século XXI que se acentuou o uso da infografia. Com o advento da Internet muita gente tem buscado estabelecer comunicação mais ágil com os interlocutores por meio da articulação de elementos textuais e gráficos.

Nos anos 2000, os jornais impressos, para fazer face à ascensão da TV e outros meios de comunicação, buscaram na produção de infográficos uma saída para atrair mais leitores.
Por outro lado a Internet trouxe a possibilidade de existência de diversos tipos de aplicações que combinam de forma rápida e eficiente usos de gráficos, sons e textos em mensagens que trazem alto impacto na comunicação atual.

Hoje os livros didáticos já utilizam muito desse procedimento de trabalho, mas há necessidade de os professores se apropriarem deste instrumento e criarem soluções educacionais personalizadas próprias para uso em sala de aula.

Mas o educador precisa ser um infografista profissional?

Claro que não. Se for para uso nas atividades didáticas do dia a dia a própria criação de infográficos será bem-vinda. Caso haja necessidade de produzir material didático mais sofisticado, o aconselhável é procurar um profissional mais habilitado.

Como faço para aprender a construir infográficos?

Ainda existem revistas impressas no mercado que utilizam muito a infografia. Adquira a sua revista preferida e veja como as peças são construídas. Outra maneira é explorar o acervo de infográficos existentes na WEB. Os bons sites sempre produzem algum tipo de infográfico para facilitar a comunicação com o internauta.

Também há mídias sociais em que os internautas produzem muita coisa com base na infografia. O SlideShare e o Pinterest são os mais indicados para quem deseja aprender mais.
Para ajudar o educador, o E-Praxe fez um levantamento de informações bem básicas sobre design para você usar os princípios da infografia nas suas mídias educacionais de agora em diante.

Os fundamentos de design trazidos neste texto foram baseados nas obras dos autores abaixo:
  • Slide:ology, de Nancy Duarte
  • Design para quem não é design, de Robin Williams
  • Infografia - história e projeto, Ary Moraes
  • Desenhando negócios, Dan Roam

Lembre-se que uma prática de qualidade exige uma boa base teórica.

Vamos aos fundamentos

Primeiro, devemos usar o infográfico de acordo com o conteúdo o qual vamos trabalhar

  • Se o assunto são pessoas e grupos, use um retrato
  • Se o assunto se refere a quantidade, use uma tabela
  • Se o assunto se refere a lugar, use um mapa
  • Se o assunto se refere a tempo, use uma linha de tempo
  • Se o assunto se refere a um fluxo ou processo, use um fluxograma
  • Se o assunto é para se descobrir o por quê de algo, use um gráfico

Quanto à disposição dos elementos na área do infográfico, use os princípios do design:
  1. Contraste - evite que os elementos da página sejam apenas semelhantes; crie uma variedade visual na tela
  2. Repetição - administre a técnica da repetição de forma coerente e coesa; assim, abuse de cores, espessuras de  linhas, fontes, tamanhos espaços...
  3. Alinhamento - crie uma conexão entre os elementos para que seu infográfico tenha um visual limpo, claro, leve e comunicativo
  4. Proximidade - agrupe de forma coerente os diversos elementos da página, para que as informações apareçam organizadas para o leitor

Duas formas de produzir infográficos
Você pode fazer um infográfico de suporte em que haverá necessidade de você fornecer explicações complementares sobre o conteúdo. Este tipo de peça é utilizado em situações que a dinâmica didática é realizada em sala de aula, nas interações face a face ou em conversações on-line.

Nos casos de você distribuir o material para as pessoas lerem depois, o bom é utilizar o infográfico autoexplicativo, aquele em que a mensagem não depende da presença de quem o criou para ser compreendida pelo leitor.

Com estes fundamentos, agora é hora de criar os infográficos, combinando textos, desenhos, vídeos, animações, fotografias. O limite está em suas mãos.

Ah, não esqueça de estudar sempre, pedir ajudar aos colegas de trabalho e colher as impressões dos educandos sobre o infográfico feito.