Um dos recursos mais
utilizados por educadores e apresentadores são os slides.
Como se tornou um
recurso comum a todos às vezes a gente se esquece de pensar a construção de
mensagens destes dispositivos de maneira que seja agradável para o educando ou
expectador.
Quando pensamos em
leitura agradável, funcional e de fácil compreensão para o usuário, estamos
organizando nossa mensagem tendo como referência princípios de usabilidade.
Mas como podemos melhorar a usabilidade dos slides que produzimos?
O primeiro cuidado é
não encher de o espaço de mensagem com textos em excesso. As pessoas com a
preocupação de facilitar o entendimento de mensagens, enchem os slides com
minúcias que não interessam para o momento.
Use então textos
mais objetivos e se possível, trabalhe com tópicos em vez de utilizar textos
comentados. As pessoas esperam os comentários feitos por você mesmo durante a
apresentação. Se você começa a ler os conteúdos dos slides, estará comunicando
em redundância, o que irá diminuir a atenção do leitor.
Mas eu não posso
inserir textos longos nos slides?
Claro que pode. Crie
dois documentos complementares: o primeiro será o slide-apresentação, que
conterá mensagens em forma de tópicos, e o segundo será um slide-documento, em
que você escreverá de forma comentada.
Mais não é possível
escrever de forma comentada no slide-apresentação?
É claro, desde que
sejam textos em que haja necessidade de reproduzir na íntegra a mensagem.
Exemplos: textos de poemas, trechos de leis e citações em geral.
Ah, não esqueça:
Quando estiver
utilizando os slides, evite ler tudo que está escrito, pois dá a impressão que
você não se preparou de forma adequada para executar a aula ou se apresentar.
Outra coisa, você
não vai derramar todo o conhecimento que você tem sobre as pessoas; sempre
haverá alguma coisa que a gente poderá esquecer, pois somos incompletos,
inconclusos e inacabados. Dê espaço para os outros pensarem também e fomente
curiosidade sobre o tema que você está trabalhando: os slides não precisam ter
100% do conteúdo.
Dedique-se a
construir seus próprios slides e depois peça a alguém para avaliar a
comunicabilidade do material, pois quando você mesmo prepara o slides, está se
dando uma chance de aprender mais.
Estude usabilidade e
design com foco no usuário e aprenderá muito sobre como organizar mensagens
mais eficazes.
Um exercício que
ajuda muito é revisitar o material que fizemos e verificar se estão adequados
ou há necessidade de melhorá-los.
Aproveite e consulte os temas correlatos:
Até a próxima!
Navegue no E-Praxe
Práxis | Artes | Leitura |
Tecnologia | Reflexões |
Escreva para a gente |