19/11/2018

Aprenda melhor com mapas conceituais

Imagem Mapa Conceitual



Marco Antônio Moreira é referência no Brasil quando o assunto é aprendizagem significativa. Os textos dele são basilares para quem deseja aprender mais sobre o assunto.

Sobre o livro


O texto é direto, didático e aberto para uma gama maior de leitores. Você não precisa ser da área educacional para aproveitar as orientações trazidas por Marco, nem tão pouco ser doutor em teoria do conhecimento para utilizar os mapas conceituais no dia a dia para promover a capacidade de aprender significativamente das pessoas.

O livro é dividido em quatro capítulos interconectados que discutem os fundamentos dos mapas conceituais e aprendizagem significativa (capítulo 1), depois apresenta exemplos de mapas conceituais para usos em sala de aula(capítulo 2), segue traçando algumas diferenças entre o mapa de conceitos e outros tipos de representações visuais que são utilizadas no nosso cotidiano (capítulo 3) e termina com uma questão multifacetada: "Por que conceitos, por que aprendizagem significativa e por que mapas conceituais? (capítulo 4).

A obra tem 58 imagens com representações visuais didáticas, que facilitam o entendimento dos usos dos mapas conceituais para a promoção do desenvolvimento da aprendizagem significativa.

Quem se interessa pelo assunto não pode deixar de ler este texto tão significativo. Afinal de contas o mapa de conceitos é um das pontes para aplicação da concepção da aprendizagem significativa em sala de aula.

Mais

O que é? Mapas conceituais e aprendizagem significativa
Quem escreveu? Marcos Antonio Moreira
Quem editou? Centauro Editora
Como posso usar em sala de aula?
. discutir com os alunos os fundamentos dos mapas conceituais; apresentar exemplos do livro para facilitar o entendimento da prática; construir mapas com os alunos; solicitar aos alunos que construam os próprios mapas de conceitos; refletir com o grupo os limites e possibilidades do trabalho com mapas conceituais para a aprendizagem significativa.

Até a próxima!


Navegue no E-Praxe

PráxisArtesLeitura
TecnologiaReflexões

Escreva para a gente