A era da curadoria centralizada
Pouco tempo atrás o
profissional valorizado nas empresas era o alto especialista, que sozinho tinha
domínio sobre uma determinada área.
Naquela época o
conhecimento tácito era o centro do mundo corporativo e estava vinculado a uma
determinada pessoa.
E os demais funcionários? Ora, ora...
O excesso de
centralização do conhecimento gerou um tipo de comportamento organizacional na
cultura de muitas empresas, como a predominância da comunicação unidirecional,
de caráter prescritivo, como se o conhecimento fosse uma instância imutável, em
que poucos eram capazes de fomentar a aprendizagem organizacional.
Isto gerou a
formação de profissionais que eram rotulados de insubstituíveis, pois eram eles
que detinham todo conhecimento sobre a empresa.
Em outros momentos
houve uma exacerbada divisão entre profissionais generalistas e especialistas,
provocando aprendizagem organizacional limitada.
Outro fator
interessante era a predominância da educação presencial, oferecida a poucos,
pois havia uma minoria que detinha todo o saber nas empresas e eram estes que
poderiam ensinar, desde que houvesse controles sobre o que as pessoas poderiam
aprender.
Eram os tempos da
aprendizagem individualizada, favorecida por um ambiente de incentivo à
centralidade da autoria, esta demarcada pela retenção do conhecimento.
Os tempos da curadoria compartilhada
As mudanças estão em
nosso cotidiano e hoje existe a necessidade de o Bem
conhecimento ser compartilhado para todos. A gestão do conhecimento passa a ter
um novo tipo de curadoria (curadoria aqui como a capacidade de cuidar de um bem
em benefícios de todos).
Será possível vivenciar novas formas de lidar com o conhecimento corporativo?
Neste início de
milênio o campo semântico do conhecimento vem se transformando. O conhecimento
não pode mais estar na situação de tácito o tempo todo, a dimensão do
conhecimento explícito é mais do que necessária.
Para isto há
necessidade de um novo limiar da comunicação, que não pode se circunscrever à
unidirecionalidade, mas alcançar o nível da bidirecionalidade, ou seja,
comunicação para o diálogo, comunicação responsiva, que acontece quando a gente
fala e escuta; escreve e ler, pois é uma busca incessante de respostas do
interlocutor sobre as coisas que desejamos comunicar. A isto podemos chamar de comunicação dialógica.
Sob o âmbito da
comunicação dialógica surgem novas premissas como:
- a interlocução entre a aprendizagem individual e a coletiva
- a formação de especialistas, mas com visão multirreferencial sobre o objeto de aprendizagem
- a busca da aprendizagem continuada durante a vida toda
- a consciência da mutabilidade do conhecimento
- a articulação da educação presencial com a educação a distância
- a autoria como ato de criação difusa, fruto das diversas interlocuções entre os homens
O referenciar-se por
tais premissas distancia-se da gestão do conhecimento centralizada e vai ao
encontro da gestão do conhecimento partilhado, favorecendo a formação de novos
profissionais que não se sentem intimidados em estabelecer diálogo para construção
do conhecimento.
E este é o grande
desafio desta nossa era: compartilhar para o bem de todos, compartilhar sem
medo, compartilhar para crescer mais.
Até a próxima...
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