Se tivesse de voltar
ao início de minha formação como educador, daria mais atenção aos estudos sobre
aprendizagem, em vez de ter utilizado a maior parte do tempo para entender como
as pessoas ensinavam.
O livro
Mas há
sempre tempo para aprender. E livros como Neurociência e educação podem servir
de referência para a formação dos profissionais da área pedagógica.
Neurociência
e educação articula, de forma pertinente, os estudos da neurociência com
fatores necessários à formação dos professores no que diz respeito ao
funcionamento do cérebro e ao processo de desenvolvimento da aprendizagem.
Os
autores Cosenza e Guerra se preocupam em fazer um panorama sobre a organização
do sistema nervoso humano, para logo em seguida fazer um paralelo entre a
aprendizagem e a estrutura nervosa do homem.
Cosenza e Guerra desfilam pela
temática da neurociência abordando assuntos como a atenção, as diversas
manifestações da memóriav e emoções e cognição, concluindo com uma apreciação sobre as as funções executivas: conjunto de habilidades e capacidades que permitem ao ser humano realizar ações necessárias para o alcance de
um objetivo.
Em
seguida, há dois capítulos que tratam do desenvolvimento humano quanto às
questões de leitura e operações numéricas. Logo após os autores tratam do
processamento da inteligência humana.
A obra também discorre sobre as dificuldades
para a mobilização da aprendizagem, em um relato objetivo e bem elucidativo.
No
final o texto traz reflexões sobre o relacionamento entre Neurociência e
Educação, demonstrando como uma ciência pode ajudar a outra no que diz respeito
ao desenvolvimento humano: um convite à transdisciplinaridade.
Temas
transversais
O
diferencial da obra é não discutir o assunto somente pelo viés do biológico,
mas sinalizar ao leitor o quanto a articulação entre o biológico e
sociocultural influencia o desenvolvimento do homem e da mulher.
O texto
é para ser lido e levado para discussões nos ambientes de educação e
neurociência, para que possamos - a cada nova aprendizagem - aproveitar o
quanto uma abordagem de estudo multirreferencial pode levar ao aprimoramento
das nossas ciências.
👀
- O que é? Neurociência e educação - como o cérebro aprende
- De quem é o texto? Ramon M. Cosenza e Leonor B. Guerra
- Quando o texto foi escrito? 2011
- Quem editou o texto? Artmed
- O que achei do texto? Excelente
Até a próxima!
Mapa de Conteúdos
Pedagogia | Cinema | Leitura |
Tecnologia | Reflexões |
Contato |