13/08/2018

A Neurociência como suporte da aprendizagem

Arte sobre a capa do livro Neurociência e Educação




Se tivesse de voltar ao início de minha formação como educador, daria mais atenção aos estudos sobre aprendizagem, em vez de ter utilizado a maior parte do tempo para entender como as pessoas ensinavam.


O livro
Mas há sempre tempo para aprender. E livros como Neurociência e educação podem servir de referência para a formação dos profissionais da área pedagógica.

Neurociência e educação articula, de forma pertinente, os estudos da neurociência com fatores necessários à formação dos professores no que diz respeito ao funcionamento do cérebro e ao processo de desenvolvimento da aprendizagem.

Os autores Cosenza e Guerra se preocupam em fazer um panorama sobre a organização do sistema nervoso humano, para logo em seguida fazer um paralelo entre a aprendizagem e a estrutura nervosa do homem.

Cosenza e Guerra desfilam pela temática da neurociência abordando assuntos como a atenção, as diversas manifestações da memóriav e emoções e cognição, concluindo com uma apreciação sobre as as funções executivas: conjunto de habilidades e capacidades que permitem ao ser humano realizar ações necessárias para o alcance de um objetivo.

Em seguida, há dois capítulos que tratam do desenvolvimento humano quanto às questões de leitura e operações numéricas. Logo após os autores tratam do processamento da inteligência humana.

A obra também discorre sobre as dificuldades para a mobilização da aprendizagem, em um relato objetivo e bem elucidativo.

No final o texto traz reflexões sobre o relacionamento entre Neurociência e Educação, demonstrando como uma ciência pode ajudar a outra no que diz respeito ao desenvolvimento humano: um convite à transdisciplinaridade.

Temas transversais
O diferencial da obra é não discutir o assunto somente pelo viés do biológico, mas sinalizar ao leitor o quanto a articulação entre o biológico e sociocultural influencia o desenvolvimento do homem e da mulher.

O texto é para ser lido e levado para discussões nos ambientes de educação e neurociência, para que possamos - a cada nova aprendizagem - aproveitar o quanto uma abordagem de estudo multirreferencial pode levar ao aprimoramento das nossas ciências.

👀
  • O que é? Neurociência e educação - como o cérebro aprende
  • De quem é o texto? Ramon M. Cosenza e Leonor B. Guerra
  • Quando o texto foi escrito? 2011
  • Quem editou o texto? Artmed
  • O que achei do texto? Excelente

Até a próxima!

Mapa de Conteúdos

Pedagogia Cinema Leitura
Tecnologia Reflexões

Contato